Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) é oficialmente inaugurado

A Prefeitura Municipal através Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esportes, juntamente com o Ministério da Cultura realizou na última sexta-feira, 23, a inauguração oficial do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Apolônio Leite Oliveira. O evento contou com a presença do Prefeito Alcides Vicini, o Secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura Antônio Alfredo Bertini de Torres Bandeira, do Secretário adjunto da Secretaria do Estado da Cultura, Esporte e Lazer André Kryszczun, a Representação Regional Sul do Ministério da Cultura Álvaro Franco, o Secretário de Desenvolvimento da Cultura e Esporte Rafael Rufino, a Secretária de Desenvolvimento da Educacional Lires Zimermmann Fuhr, o Ex-secretário de Cultura e Esportes Ângelo Zeni, Vice-presidente da câmara de Vereadores Osório Antunes dos Santos , a Senhora Salete de Fátima Oliveira Tonel, filha do Sr.Apolônio Leite Oliveira, (em memória), o qual da nome ao CEU e demais autoridades.

O ato de inauguração também teve a participação da Banda Municipal, do Sesi Show e do Grupo Folclórico Immer Lustig, que abrilhantaram o evento.

Os Centros de Artes e Esportes Unificados integram, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

O Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. A Praça do Esporte e da Cultura – PEC, agora denominada Centros de Artes e Esportes Unificados – CEUs, compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.

Ainda em 2010, foram selecionadas 401 propostas para implantação do programa, das quais 360 cumpriram as prerrogativas necessárias para contratação. Os CEUs estão distribuídos em 326 municípios e no Distrito Federal, abrangendo todo o território nacional.

O Prefeito Alcides Vicini destacou a importância do CEU, que irá possibilitar que crianças e adolescentes tenham novas oportunidades de aprendizagem e se desenvolvam num ambiente sadio, permitindo experimentar situações desafiadoras que contribuirão para seu crescimento pessoal, além de evitar que estejam na rua em situação de vulnerabilidade.