Projeto Musicanto Vai à Escola dá a largada ao 26º Musicanto

Uma vez mais ficará a cargo dos estudantes santa-rosenses a primazia de dar início à programação de um Musicanto. Nesta quarta-feira, 12 de novembro, dezenas de alunos de escolas locais interpretarão – tocando, cantando e dançando – algumas das mais lembradas composições deste vasto cancioneiro gerado ao longo das vinte e cinco edições do Festival. Os grupos se apresentarão nos turnos manhã (a partir das 8h) e tarde (14h) e a entrada, como de resto todo o Musicanto 2014.

Abaixo, a ordem de apresentação dos grupos.

Musicanto Vai à Escola 2014

Quarta-feira, 12 de novembro, Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, entrada franca.

Manhã – 8h
1 – Escola de Artes Recital – Costumes do meu pago (música)

2 – Orquestra Estudantil Polivalente – Lua do Brasil (música)

3 – Oficinas Culturais e Pedagógicas/Música – Pilão (música)

4 – Escola Municipal Raul Oliveira – No sangue da terra nada guarani (música)

5 – Escola Municipal 15 de Novembro – Eu só peço a Deus (música)

6 – APAE/Grupo Arte em Dança – Pot-pourri Musicanto (dança)

7 – Escola Municipal Francisco Xavier Giordani – Vento Negro (dança)

8 – Colégio Salesiano Dom Bosco – Um tema para Gañia/Pasqualana (dança)

9 – Escola Municipal Paul Harris – Sonho Imigrante (dança)

Tarde – 14h
1- Instituto Sinodal da Paz – Os cardeais (música)

2 – Escola de Artes Recital – Costumes do meu pago (música)

3 – Escola Municipal Raul Oliveira – No sangue da terra nada guarani (música)

4 – Oficinas Culturais e Pedagógicas/Música – Pilão (música)

5 – APADA – Ameríndia (dança)

6 – Escola Municipal Exp. Weber – Fábrica de orvalho/Candombe para vos/Furo na bota (dança)

7 – Colégio Salesiano Dom Bosco – Um tema para Gañia/Pasqualana (dança)

8 – Escola Municipal Paul Harris – Sonho Imigrante (dança)

Oficinas instrumentais

Outra faceta pedagógica e lúdica deste Musicanto são as oficinas de música instrumental (gaita, percussão e violão 7 cordas) que serão ministradas por ases desses instrumentos.

Luciano Maia (Pelotas – RS): Gaita

Na quinta-feira, 13 de novembro, às 14h, o acordeonista Luciano Maia estará a disposição dos músicos de nossa região para socializar um pouco de sua admirável técnica no instrumento.

Mathias Pinto (Porto Alegre – RS): Violão 7 cordas

Sexta-feira, 14 de novembro, 10h. O sambista e chorão Mathias Pinto, do Clube do Choro de Porto Alegre, terá a honra de apresentar aos violonistas locais alguns macetes da mais pura tradição musical brasileira.

Cacho Bernal (Posadas – Misiones – Argentina): Percussão

E na tarde da sexta-feira, às 14h, será a vez de Cacho Bernal, músico com livre trânsito entre as ramificações do folclore latino-americano, salpicar um molho fronteiriço em nossa respeitável tradição batuqueira.

As oficinas, com duração de duas horas, serão ministradas nas dependências do Sindilojas (Travessa Armando Haag, 36). As vagas são limitadas, gratuitas e destinadas a músicos já iniciados. As inscrições podem ser feitas, antecipadamente, no Centro Cívico Cultural. Ou no Sindilojas, momentos antes do início de cada oficina.