OSPA neste domingo em Santa Rosa

Apresentação que integra a temporada OSPA pelos Caminhos do Rio Grande ocorre no domingo, 3 de agosto, às 18h, no Centro Cívico Cultural.

Neste domingo, 3 de agosto, Santa Rosa receberá a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) para o segundo concerto da temporada OSPA pelos Caminhos do Rio Grande – financiado pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, com patrocínio de Favorit e Petrobras. Sob a regência de Evandro Matté, a apresentação ocorrerá no Centro Cívico Cultural (Rua Buenos Aires, 937), às 18h, com entrada franca. O repertório fará uma homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil.

O concerto inicia com a execução de Trumpet Voluntary, de Henry Purcell (1659-1695), um dos compositores mais importantes do século XVII e uma das figuras centrais da tradição inglesa da música de concerto. Em seguida, a OSPA apresenta Sinfonia nº 40, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A obra foi composta no ano de 1788, em um período excepcionalmente produtivo do compositor.

A próxima peça é Adágio, de Tomazo Albinoni (1671-1751), prolífico compositor veneziano que teve boa parte de sua obra destruída durante bombardeio da Dresden State Library pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Adágio foi publicada somente em 1958 e foi graças a esta obra que o compositor saiu do obscurantismo e tornou-se mais conhecido.

O programa continua com Intermezzo da Cavalleria Rusticana, grande sucesso de Pietro Mascagni (1863-1945). Depois, mais uma de Mozart – Pequena Serenata Noturna. Composta em 1787, para dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, hoje costuma ser apresentada em seu arranjo para orquestra.

A próxima peça é de Johann Sebastian Bach (1685-1750): Jesus, Alegria dos Homens, que integra a cantata “Herz und Mund und Tat und Leben”, escrita em 1716. Para finalizar o espetáculo, a OSPA apresenta Abertura Egmont, de Ludwig van Beethoven (1771-1827). A peça trata da luta contra a tirania, a partir da figura do Conde Egmont, líder na resistência dos Países Baixos à dominação espanhola, no século XVI.

Clique na imagem para ver o cartaz:

OSPA PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE
2º CONCERTO DA TEMPORADA
SANTA ROSA

  • Data: Domingo, 3 de agosto, às 18h
  • Local: Centro Cívico Cultural (Rua Buenos Aires, 937 – Santa Rosa)
  • ENTRADA FRANCA

PROGRAMA: Henry Purcell (Jeremiah Clarke): Trumpet Voluntary

Wolfgang Amadeus Mozart: Sinfonia no 40
Tomazo Giovanni Albinoni (Remo Giazzoto): Adágio
Pietro Mascagni: Intermezzo da Cavalleria Rusticana
Wolfgang Amadeus Mozart: Pequena Serenata Noturna
Johann Sebastian Bach: Jesus, Alegria dos Homens
Ludwig van Beethoven: Abertura Egmont

Regente: Evandro Matté


Promoção: OSPA e Comissão de Imigração Alemã no Brasil

Apoio: Prefeitura de Santa Rosa/RS

Realização: Cida Cultural

Patrocínio: Favorit e Petrobras

Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do RS

Compartilhar