11ª Feira do Livro pulsa no coração da cidade

A Praça de Bandeira está uma festa, a 11ª Feira do Livro a pleno vapor. Beneficiada pelo clima ameno deste período do ano, a Feira configura-se num programa aprazível e incontornável aos amantes das lides culturais.

A criançada, que comparece em peso à festa dos livros, está curtindo a valer. Com variadas opções de obras literárias para folhear e adquirir – salve o vale-livro!, iniciativa do governo municipal que contemplou com um bônus de quinze reais cada estudante da rede pública municipal –, e atividades de animação cultural envolventes (a cargo da Cia do Riso, de Novo Hamburgo), não poderia mesmo ser diferente.

A participação da Patronesse Maria Inez Flores Pedroso é um caso à parte. Além de todo trabalho prévio (envolveu-se tenazmente na concepção e divulgação do evento), Maria Inez tem se esmerado em recepcionar e animar (com o auxílio luxuoso do Grupo de Teatro Estudantil Ativar) todos os presentes. Incansável nossa Patronesse.

Além dos inúmeros lançamentos literários programados, a variada programação cultural da Feira nos reserva ainda importantes momentos. Esta noite (quinta-feira), às 19h30min, rolará o painel “Música & Letra”, com os compositores Carlinhos Lozekam, Cláudio Joner, Eduardo Daronch e Guanaco.

Na sexta-feira o foco será a participação de Juremir Machado da Silva, Escritor Homenageado da 11ª Feira do Livro. Juremir conversará com os santa-rosenses em três momentos (8h15min, 9h15min e 19h30min) e terá também duas sessões de autógrafos (10h30min e 18h45min).

Na manhã de sábado haverá o painel “Literatura Ilustrada”, com os artistas Ivo Dani, Joel Almeida, Mary Ana Nagel, Mó e Taciara Argilar. À tarde, duas encenações teatrais à espera de sua plateia: “Quintana Quintanares” (15h, com a Cia do Riso) e “Anjos Feridos” (17h, imersão da atriz Viviane Padilha, sob direção de Maria Inez Flores Pedroso, no universo poético de Edwino Fehlauer).

A realização da 11ª Feira do Livro é da Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude e da Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA).